quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Copa do Mundo: turista receberá cartilha com direitos do consumidor

Durante a Copa, o comerciante que for pego enganando o turista pode ser multado pelo Procon. O alerta é do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Leandro Amaral Provenzano. A informação compõe a cartilha sobre os direitos do consumidor que será entregue nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014. O guia, produzido pelo governo federal em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em português, inglês e espanhol, ajudará o turista a se proteger, por exemplo, contra prática de preços abusivos cobrados durante o evento.

“A ideia da cartilha dará melhor embasamento para os que vêm de fora, de como fazer, em casos de desrespeitos ou abuso nos preços cobrados”, explica Provenzano. O advogado destaca ainda que os turistas têm o mesmo direito que os que residem no Brasil e não pode haver tratamento diferenciado. “Se determinado setor sobe os preços, isso afeta a imagem do País lá fora. No caso de preços diferentes para os turistas, há, neste ato, a prática abusiva, passível de punição e até mesmo de ação judicial”, acrescenta Provenzano.

Os principais telefones e locais de atendimento ao consumidor e outros órgãos de defesa também estarão na cartilha, entregue gratuitamente nos aeroportos e principais centros de turismo das cidades que sediam os jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...