sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sociedade cobra perda automática de mandato para parlamentares condenados pela Justiça



Pois como aceitar que um sujeito preso possa continuar a exercer um mandato eletivo, representando seus eleitores através da prisão?
A Prisão representa uma pena que a sociedade impõe, com perda de direitos, além da liberdade de ir e vir! Será que vamos continuar a proteger os políticos que desviam dinheiro público? Se o Genuíno fosse o certinho que sempre falou ser, não teria sido condenado com quadrilheiro e outros tantos crimes pelos quais está respondendo. Julgamento justo ele já teve, agora que cumpra a pena, como todo preso faz!
O que seus pares defendem é que Genuíno continue recebendo o seu salário, cujas verbas passam dos R$ 50 mil! E quem paga é a sociedade, a mesma que o condenou!
A possibilidade de deputados condenados pela Justiça terem seus mandatos mantidos mesmo estando presos é refutada até por ministros do Supremo Tribunal Federal. Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello acreditam que a execução da punição implica na perda dos direitos políticos. Essa é a mesma tese defendida por deputados do PSDB, que afirmam ser desnecessário votar pela cassação de condenados, como é o caso do petista José Genoino.
Na próxima semana, a Casa deve decidir sobre o processo de cassação do ex-presidente do PT. Pelo regimento, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisa o caso, submete à votação e encaminha ao plenário.  O que parlamentares do PSDB tentam evitar é o mesmo constrangimento da sessão que manteve o cargo do deputado Natan Donadon, preso em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...