sábado, 28 de março de 2015

Dia do DJ, ou disc-jockey!

O vereador Beto Moraes apresentou projeto de Lei, na Câmara Municipal, que incorpora ao calendário oficial do município o “Dia do DJ”. A data já é comemorada no dia 9 de março, por conta da sua instituição pela Unesco, em 2002. Para o vereador a proposição vem a “valorizar a categoria profissional”.
Em primeiro lugar, o vereador poderia apresentar onde encontramos o tal “calendário de datas comemorativas de Curitiba”, pois em buscas feitas nos sites da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Secretaria de Turismo e da Fundação Cultural, nada consta. Até mesmo no Google não foi possível encontrar o tal calendário. Aguardamos a informação para colaborar com os curitibanos, únicos interessados.
Outro ponto a ser esclarecido: qual a diferença que fará para os DJs essa instituição municipal, uma vez que a classe profissional já conta com o reconhecimento da Unesco? Garantindo sua importância e reconhecimento em nível mundial. Pois é, o projeto vai contar mesmo é para o currículo do vereador quando apresentar aos eleitores o que fez na sua legislatura!
E tem mais, na justificativa para apresentação do projeto de Lei, o vereador traduz a sigla DJ como sendo “dee jay”, o que representa na verdade a forma de leitura, e não uma tradução da sigla. DJ significa disc jockey, ou segundo o dicionário de estrangeirismos: disco-jóquei. Um profissional que seleciona músicas de diferentes composições, previamente gravadas, ou mesmo produzidas na hora, a serem tocadas em diferentes ambientes, que podem ser festas, danceterias, nos meios de comunicação, entre outros ambientes.
“Dee Jay”, segundo o dicionário livre Wikipedia, representa um personagem de jogos de luta, da Capcom’s Street Fighter. Dee Jay é um jamaicano kickboxer e karateka, criado com base na vida real de Billy Blanks, americano, criador de um programa de exercícios, considerado um “fitness” guru.

Fundamental mesmo é o vereador fazer uma revisão no texto antes de apresentar qualquer projeto, porque este acabou com a língua portuguesa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...